Informações/Notícias

Neste local pode encontrar notícias e informações sobre a actualidade em geral, sobre Ciência e Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho e sobre aspectos importantes da vida da Universidade Fernando Pessoa, em separadores diferenciados.

Saiba quais os cursos superiores com mais e menos emprego

Até dia 17 de Agosto, milhares de estudantes vão decidir o seu futuro profissional, preenchendo a candidatura ao Ensino Superior. O leque de escolhas é alargado, estando disponíveis 54.068 vagas de licenciatura, distribuídas por um total de 1.181 cursos. Saiba quais os cursos com melhores condições de empregabilidade e aqueles que apresentam níveis mais elevados de desemprego. Veja aqui todos os dados.

A candidatura, pela primeira vez este ano, tem que ser feita exclusivamente online, no portal da Direcção Geral do Ensino Superior e os resultados da primeira fase são conhecidos a 19 de Setembro, dia em que começa a segunda fase de candidaturas que se prolonga até ao final desse mês.

Os cursos são muitos e variados e, na hora de escolher, a perspectiva de emprego é um dos critérios a ter em conta pelos jovens estudantes. O Negócios dá-lhe a conhecer quais os cursos com melhores condições de empregabilidade e, por outro lado, aqueles que apresentam níveis mais elevados de desemprego.

A Lista em baixo está organizada por ordem alfabética para facilitar a pesquisa.
Consultar: http://www.jornaldenegocios.pt/home.php?template=SHOWNEWS_V2&id=497835

NEW YORK TIMES

Notícias no espelho da casa de banho e na mesa da cozinha

O Laboratório de Investigação e Desenvolvimento do jornal New York Times (NYT) desenvolveu protótipos de espelhos de casa de banho e de mesas de cozinha onde será possível aceder a notícias, revelou o Nieman Journalism Lab (NJL).

Os dois protótipos, experimentados e filmados numa visita do NJL ao laboratório do NYT utilizam tecnologias da Microsoft para detecção de movimento (Kinect) e de computador de superfície digital sem teclado nem rato (Surface).

O objectivo do NYT é aproveitar ao máximo a ubiquidade da tecnologia digital, permitindo que em qualquer parte da casa se possa aceder a notícias, interagir com o suporte de fornecimento de informação e, paralelamente, realizar todo o tipo de tarefas que a Internet possibilita.

Enviar e receber emails, programar eventos num calendário e fazer compras online são outras actividades permitidas pelos dois protótipos, que podem ser comandados por toque, movimento ou voz.

"O Laboratório de Investigação e Desenvolvimento do New York Times está a apostar que o pequeno-almoço será menos partilha de

notícias de jornal impresso e mais navegação através de histórias, comércio ambiente e o 'eu' quantificado", salienta a Nieman.

Os criativos do NYT acreditam que a entrada de informações no mobiliário doméstico não será intrusiva, mas sim, pelo contrário, útil e bem-vinda.

No entanto, a presença de uma câmara de vídeo no topo do "espelho mágico" do NYT tem motivado comentários receosos na Internet sobre perda de privacidade e potenciais abusos na utilização de imagens captadas na casa de banho.

Estes desenvolvimentos do laboratório do mais conceituado jornal norte-americano concretizam parte do "Dia feito de vidro" proposto em Fevereiro pela empresa Corning num vídeo que alcançou grande sucesso na Internet.

O NYT não avança, para já, previsões sobre a data de lançamento comercial dos dois dispositivos.

Subpáginas (3) Ciência SHST UFP