3ªedição das Olimpíadas do Conhecimento da UFP

As Olimpíadas do Conhecimento são dirigidas aos estudantes do 12º ano de escolaridade ou de ano pedagogicamente equivalente, de escolas dos subsistemas público e privado, localizadas em Portugal Continental e Insular ou no estrangeiro sempre que disponham, oficialmente ou em opção, de Língua Portuguesa.

Trata-se de uma iniciativa aberta a todas as escolas, com participação por equipas constituídas por três alunos, a incidir sobre os domínios da Biologia, do Desenho, da Língua Portuguesa e da  Matemática.

As inscrições deverão ser realizadas, inclusive, até 21 de Abril de 2013 e as provas nacionais e apresentação dos projetos ocorrerão a 18 de Maio de 2013, nas instalações da UFP, no Porto.

As equipas vencedoras obterão diversos prémios e incentivos à progressão de estudos superiores.

A UNIVERSIDADE FERNANDO PESSOA está considerada como a 1ª MELHOR UNIVERSIDADE PRIVADA PORTUGUESA nos vários guias de ranking internacionais: TOP STUDY LINKS | BEST STUDY GUIDE 2011

Neste ranking, em que se compara o tamanho, a visibilidade, os “papers” de investigação e a qualidade dos professores, as posições relativas das instituições de ensino superior privado com cursos em áreas de ensino oferecidas pela UFP são as seguintes:

Universidade Fernando Pessoa        16ª no ranking nacional;    1486ª  no ranking mundial;
Universidade Lusófona                      25ª  no ranking nacional;   2138ª  no ranking mundial;
ISPA                                             28ª  no ranking nacional;   3104ª  no ranking mundial;
Universidade Lusíada                        30ª  no ranking nacional;   3759ª  no ranking mundial;
ISMAI                                            36ª  no ranking nacional;   6347ª  no ranking mundial;
ISPGAYA                                        39ª  no ranking nacional;   6482ª  no ranking mundial;
Universidade Portucalense                 41ª  no ranking nacional;   6819ª  no ranking mundial;
Instituto Piaget                               44ª  no ranking nacional;   7246ª  no ranking mundial;
Universidade Atlântica                      49ª  no ranking nacional;   8272ª  no ranking mundial;
Universidade Autónoma de Lisboa       51ª  no ranking nacional;   9163ª  no ranking mundial;
ISLA Lisboa (Grupo Laureate Intern)   52ª  no ranking nacional;    9177ª  no ranking mundial;
Instituto Superior Miguel Torga          54ª  no ranking nacional;   9323ª  no ranking mundial;
CESPU                                           56ª  no ranking nacional;   9736ª  no ranking mundial;
IPAM                                             57ª  no ranking nacional;   9763ª  no ranking mundial;
Escola Superior Saúde Egas Moniz      62ª  no ranking nacional;   10563ª no ranking mundial;
ISCET                                           66ª  no ranking nacional;   10983ª no ranking mundial.

Os laboratórios da Faculdade de Ciência e Tecnologia

A UFP caracteriza-se por um ensino prático e exigente, servido por logística pedagógica de reconhecida qualidade. Em unidades laboratoriais e em trabalho de campo, os alunos dos cursos de Arquitectura e Urbanismo, Engenharia Civil, da Qualidade, do Ambiente e Informática são acompanhados pelos docentes e desenvolvem trabalhos em situação e tempo real.

CET - Cursos de Especialização Tecnológica em Ponte de Lima
  • CET em Aplicações Informáticas de Gestão
  • CET em Condução de Obra
  • CET em Qualidade Ambiental

FINALIDADES

Os CET visam:
  • Aprofundar o nível de conhecimentos científicos e tecnológicos;
  • Desenvolver competências pessoais e profissionais adequadas ao exercício profissional qualificado;
  • Promover percursos formativos que integrem os objectivos de qualificação e inserção profissional e permitam o prosseguimento de estudos.

BENEFÍCIOS

Os CET permitem:
  • A obtenção de um DET - Diploma de Especialização Tecnológica.
  • O ingresso directo pela via extraordinária, e dentro do limite de vagas estabelecido, no ensino em, pelo menos, um 1º ciclo de estudos/licenciatura.
  • O ingresso directo no ensino superior com reconhecimento de equivalências de disciplinas na instituição de ensino superior que valida os CET, ou seja, na Universidade Fernando Pessoa.

DURAÇÃO

As aulas dos CET formalizam um total de dez meses e prolongando-se até ao mês de Julho do ano seguinte. Primeiramente, há lugar a uma apresentação do curso, no Auditório da UFP, que servirá para informar os alunos, nomeadamente, sobre o Regulamento dos CET e para dar a conhecer a equipa docente e administrativa que sustentará o funcionamento do Curso.
A formação em contexto de trabalho poderá decorrer daí em diante com variações no tempo em conformidade com o número de horas estipuladas em cada CET.

Para mais informações consultar: